Esperança, Gratidão, Luto, Pedro, Saudade, Tristeza

A carta que recebi no dia 04 de Dezembro de 2019

«Olá Rute, não consigo pensar em forma nenhuma para lhe escrever isto… Sou amiga/o do Pedro e acho que o mais importante é saber isso e não o meu nome. Sei que têm passado tempos difíceis e estou a escrever isto para lhe recomendar uma música que me tem ajudado bastante. É verdade que não …

Amor, Esperança, Gratidão

O poder da nossa mente

“O poder da nossa mente.” Embora poucos de nós apliquemos esta rotina diária, a mente tem mesmo um poder extraordinário na nossa vida. Já pensaste em dar verdadeira importância ao que realmente importa para ti? Quando és mergulhada na tristeza, tentares visualizar uma paisagem que te dê na verdade a calma necessária para continuares. Eu …

Luto, Morte

As notícias más vendem mais que as notícias boas!

As notícias más vendem mais que as notícias boas! O ser humano alimenta-se mais das desgraças dos outros do que dos bem-feitos e sucessos, destes tem inveja. A verdade é que nos envolvemos muito mais pelas noticias do mal, do que pelas do bem. As do bem parecem-nos lamechas e deixam de ter tanta importância. …

Amor, Morte, Pais, Pedro, Saudade, Suicídio, Tristeza

O que se esconde por trás de um sorriso.

O que se esconde por trás de um sorriso. Muita coisa! Uma tristeza ou várias, um problema, uma angústia, uma dor física, uma dor de alma, uma ofensa, uma acusação. Muitas coisas mesmo e somente cada um de vós consegue descrever com exactidão a verdadeira frequência do vosso sorriso. Contudo, como eu, alguns de vós …

Amor, Esperança, Gratidão, Luto, Pedro, Saudade, Tristeza

Os meus momentos na vida perante o luto

Onde me encontro? No alpendre de minha casa apanhando uns banhos de sol bem merecidos. Posso dizer que é o primeiro dia em semana e meia que tive uma manhã serena e mais relaxada. O que muitos de nós não se dá conta é que todos precisamos destes momentos para carregar energias. Momentos onde podemos …

Amor, Irmãos, Luto, Morte, Pais, Pedro, Saudade, Tristeza

O natal já não é o mesmo sem ti

Chegou o mês tão aguardado pelas pessoas e principalmente as crianças em geral, contudo para mim poderia deixar de existir. Esta quadra e todas as outras que marcam momentos em que me relembram que não te tenho mais aqui. O Pai Natal foi de viagem, para nunca mais voltar. O ano passado ainda passou na …

Amor, Esperança, Gratidão, Luto, Morte, Pais, Pedro, Saudade, Tristeza

Temos que reagir

Tolstoi escreveu um dia «Para termos felicidade, devemos lançar em todas as direcções, como se de uma aranha se tratasse, uma teia de amor adesiva, e depois apanhar tudo o que nela cai.» Lembram-se da minha história da aranha? Curioso encontrar análises feitas por grandes filósofos e escritores, onde os ensinamentos vão ao encontro do …

Amor, Esperança, Gratidão, Luto, Morte, Pais, Saudade, Tristeza

Passamos a viver inseguros, sempre no fio da navalha.

Eu sou, aquilo que mulher nenhuma quer ser. Uma mãe defilhada. Uma mãe que perdeu um dos seus filhos, e que apesar de ter dois vivos, não acalma o seu coração por nada. Falta o primeiro. Curioso são as análises que os nossos filhos fazem e que nem nos apercebemos, porque são detalhes que nos …

Amor, Luto, Pedro, Saudade, Tristeza

Estarás sempre presente

O teu maninho Francisco apressa-se a dizer-me logo pela manhã que sonhou contigo. Francisco – “Mamã! Sonhei com o mano Pedro!” Eu – Ai sim? Meu amor, e o que sonhaste? Francisco – “Sonhei que o mano tinha ido à minha escola.” Eu – Foi visitar-te? Francisco – “Não mamã. O Pedro estava ajudar as …